Parte 10 - Como acompanhar o projeto com o gráfico BurnDown

Quick Tips: Controlando projetos ágeis com Sprintometer Parte - 10

 

Nesta quick tip veremos como acompanhar o projeto usando o gráfico BurnDown.

 

Um dos gráficos mais usados em projetos ágeis, em SCRUM para ser mais preciso, é o BurnDown. Este gráfico nos permite ter uma visão da evolução diária do projeto, além de nos permitir  fazer projeções do término do sprint, baseado na velocidade da equipe.

 

O Sprintometer gera este gráfico para nós automaticamente, baseado nas informações de evolução(s.p concluídos / s.p restantes) que inserimos nas tarefas.

 

Para acessarmos o mesmo, basta abrir o sprint e clicar na aba “Scope Chart”, como na figura abaixo:

 

Burn Down with 95% statistical prediction

 

O burndown àcima nos mostra que nossa a estimativa inicial do sprint era de 24 horas e que após o primeiro dia restaram 20 pontos para serem entregues, sendo que 6 pontos foram de solicitações de mudanças(Parte amarela da barra). Após o segundo dia, restaram 15 pontos, no terceiro 10 e no quarto 9 pontos para o término das funcionalidades. Observe agora a margem branca, esta margem é desenhada de acordo com a velocidade da equipe, tendo como base o menor e o maior desempenho diário da equipe e o desempenho médio. Ou seja, se a equipe mantiver a velocidade média de 6 pontos/dia, o sprint terminará entre o dia 12 e o dia 15(Linha contínua vermelha, no centro da área branca).

 

OBS: Fiz o lançamento de mais alguns dias para facilitar o entendimento do gráfico

 

Useful Services

Latest news